música e comunicação na ditadura militar
Metodologia
A Ditadura Militar
Censura
Principal Órgão de Censura (DIP)
Principais Artistas Censurados (Música)
Trechos Comparativos
Memorial da Resistência de São Paulo
Fotos
Registro de Artistas (áudio e visual)
Considerações Finais
Justificativa
O Brasil viveu um período de 21 anos sob um regime ditatorial. A Ditadura Militar teve seu inicio em 1964 através de golpe e se estendeu até 1985. Os militares tomaram o poder com a premissa de restabelecer a democracia e a ordem no país, entretanto essa forma de governo acabou pelo mesmo motivo.
Com base no fator histórico, consideramos de grande importância lembrar esse momento da história do Brasil, visto que este ano de 2014 completam cinquenta anos do golpe militar. Apesar de ser constantemente mostrada pelos meios de comunicação, grande parte da população não tem ideia do que foi e o que significou.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é tentar resgatar um pouco da história no que se refere à cultura e comunicação, focando em na censura e como a música era utilizada como veículo de protesto, pois num regime ditatorial como o vivido naquela época, não era permitido a livre expressão de opiniões.
Queremos destacar também a repressão sofrida pela arte e pela cultura e entender o método utilizado para camuflar o real sentido das músicas e poesias.
Delimitação do Tema
O estudo se concentra no período de 1964 a 1985, quando houve sérias e duras repressões, ao longo de todo o Brasil, a quem era contra o Regime militar- que iniciou após as suspeitas de uma possível introdução do comunismo.
Esta fase é marcada pelo veto dos direitos estabelecidos pela constituição, opressão policial e militar. A censura aos meios de informação e à produção cultural foi intensa, tudo era acompanhado pelo governo. Os jornais foram obrigados a publicarem desde poesias até receitas no lugar dos verdadeiros acontecimentos pelo país.
A música foi a que