TIDIR 2
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) 1
Carvalho, Stephanie
Rocha, Luana Paula
Silva, Jéssica Natalia
Toso, Sthefany
RESUMO
A música popular brasileira sofreu com a censura durante a Ditadura Militar
(1964-1965). Os músicos, insatisfeitos com a repressão do governo e com a falta de voz do povo, compuseram músicas como forma de protesto, mostrando claramente suas insatisfações. A censura já presente era, o que levava os artista, a escreverem e levarem suas opiniões sobre a Ditadura de forma metafórica. Diante disso, muitos foram exilados, tiveram letras, peças e textos, como livros e poemas, vetados e censurados. Entre os músicos está Chico Buarque Buarque de Hollanda.
Palavras-chave: ditadura militar; liberdade de expressão; letras de Chico Buarque; censura; música popular brasileira; repressão musical.
1
Trabalho Interdisciplinar Dirigido 3.
Jornalismo Multimídia. Centro Universitário UNA.
Autores: Jéssica Natália Silva, Luana Paula Rocha, Stephanie carvalho e Sthefany Toso
Professora Orientadora: Cândida Emília Borges Lemos. Professores do Módulo: Elisângela Dias
Menezes, Júlio Cesar Machado Pinto, Maria Magda de Lima Santiago, Geralda Nelma Costa e Piedra
Magnani da Cunha.
Belo Horizonte, novembro 2014.
1 Introdução
Este artigo tem por objetivo mostrar, através de letras de músicas de Chico Buarque, a censura aplicada após decretado o Ato Institucional Número 5 (AI-5), a forma metafórica utilizada por estes para e contribuir que as pessoas abrissem os olhos para o que estava acontecendo no país. Serão citadas as músicas e o conteúdo das principais canções e identificadas as maneiras em que os compositores utilizaram para passar suas mensagens de forma subjetivo e ainda apresentando um pouco sobre a repressão e as censuras feitas pelos censores. Será mostrada a censura aplicada sobre os artistas, as artimanhas utilizadas por eles para fazer com que a mensagem chegasse até o povo, escrevendo suas músicas