Trabalho TIDIR 2
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A Engenharia Mecânica na Mineração e Siderurgia
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
Átila Dini Carvalho, Cristiana de Fátima Moreira, Edgar José Bramussi, Jhonathan Vieira Magalhães, Larissa Barbosa Simões, Lucas Souza, Marcus Vinicius Ferreira, Thomaz Cotta Badaró.
Professor TIDIR Orientador: Shayra Pinheiro.
Professores Co-orientadores: Ana Paula Cardoso, Fabio Henrique Bispo, Ivre Marjorie Machado, Madrith Sthel Duarte.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: ENGENHARIA MECÂNICA NA MINERAÇÃO E SIDERURGIA
Título do projeto: Correia Transportadora.
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Demonstrar como é mais viável a utilização da correia transportadora em relação ao caminhão de transporte, tendo em vista sua manutenção, carga, viabilidade, sempre abordando a questão da segurança no uso deste equipamento.
4. OBJETIVO
Conhecimento geral sobre a correia transportadora, seus benefícios em relação ao custo, mão de obra e manutenção; como é feito o transporte de minério; onde são usadas as correias transportadoras, e saúde e segurança ocupacional na mineração.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
A correia transportadora é uma máquina de controle e movimentação de materiais, geralmente utilizada em numerosos processos, que visa fluxo contínuo de materiais, como por exemplo, o minério de ferro. Possui muitas vantagens, dentre elas a economia, segurança, confiabilidade, entre outras.
As correias transportadoras podem ser usadas em diversos terrenos, aclive, declive ou na horizontal, nos mais variados comprimentos em túneis, galerias e etc.
5.1 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA TRANSPORTADOR
FLUXOGRAMA AQUI
5.2 BENEFÍCIOS DA CORREIA TRANSPORTADORA
Além de atingir uma vida útil superior a 25 anos, as correias transportadoras possibilitam a redução de custos operacionais e trazem ganhos ambientais, uma vez que eliminam a emissão de gases poluentes por parte dos caminhões, que deixaram de ser usados.