bioetica
Um Comitê de Bioética pode ser definido como um corpo interdisciplinar de pessoas que têm por objetivo ensinar, pesquisar, prestar consultorias e sugerir normas institucionais em assuntos éticos. Representam um avanço nas instituições de saúde por auxiliarem as equipes a tomar decisões difíceis, que envolvem múltiplos aspectos de natureza moral e representam verdadeiros dilemas.
Devido à inúmeras questões morais complexas, os profissionais da área de saúde, os pacientes e seus familiares estão consultando cada vez mais Comitês de Bioética. Os assuntos mais abordados são: autonomia dos pacientes, consentimento informado, competência, direitos, futilidade médica, alocação de recursos, confidencialidade em decisões clínicas.
Qual a origem dos comitês de bioética?
A origem dos Comitês de Bioética ou de Ética Hospitalar pode ser melhor descrita a partir de fatos e propostas surgidos nos Estados Unidos, a partir da década de 60. Surgem os primeiros comitês, compostos por leigos, que estabeleciam critérios para a utilização dos mesmos. Pelo fato de decidir acerca da sobrevida ou não dos pacientes, essas comissões passaram a ser denominadas pela imprensa de “Comitês Divinos”. Wilhelm Kolti, inventor do dialisador, questionou se "devemos aceitar o princípio de que a posição social deva determinar a seleção dos pacientes? Devemos permitir a hemodiálise apenas em pacientes casados, que vão à igreja, têm filhos, têm emprego, bom salário e colaborem com ações comunitárias?"
Em fevereiro de 1968, o senador Walter Mondale propôs ao Congresso norte-americano a criação de uma Comissão de Ciência da Saúde e Sociedade. Esta proposição deveu-se, em grande parte, às discussões geradaspela realização do primeiro transplante cardíaco em seres humanos, feito por Christian Barnard, em novembro de 1967, na África do Sul. O senador Mondale afirmava que havia questões éticas que deveriam ser discutidas por