Neuroanatomia
Hipotálamo
Dispõe na parede do III ventrículo, separado pelo tálamo através do sulco hipotalâmico. Suas formações anatômicas visíveis são o quiasma óptico, tuber cinéreo, infundíbulo e corpos mamilares.
Constituído basicamente de núcleos de substância cinzenta, é divido por um feixe de fibras, o fórnix, que divide o hipotálamo em área lateral, constituído basicamente de feixe de fibras como o feixe prosencefálico medial (conecta a área septal até a formação reticular do mesencéfalo) e área lateral, constituído de substância cinzenta.
O hipotálamo também pode ser dividido em:
-Supra-óptico, constituído dos núcleos supra-óptico, supraquiásmatico e paraventricular.
-Tuberal, constituído dos núcleos ventromedial, dorsomedial e arqueado.
-Mamilar, constituído dos núcleos mamilares e posterior.
Conexões do hipotálamo:
-Sistema Límbico, através de: fibras mamilo-talâmicas com o hipocampo; estria terminal com os núcleos amigdaloides; feixe prosencefálico medial com a área septal.
-Pré-frontal, através de: fibras diretas ou indiretas que chegam até o núcleo dorsomedial do talámo.
-Viscerais, através de: fibras solitário-hipotalâmicas com o núcleo solitário; fibras hipotálamo-espinhais com os neurônios pré-ganglionares ou conexões indiretas com a formação reticular.
-Hipófise, através de: tracto hipotálamo-hipofisário, originado dos núcleos supra-óptico e paraventricular, com a neuro-hipófise; tracto túbero-infundibular, originado do núcleo arqueado, com a adeno-hipófise.
-Sensoriais, através de: conexões com área eretogênicas; tracto retino-hipotalâmico, originado do núcleo supraquiasmático, com a retina.
-Monoaminérgicas, através de neurônios noradrenérgicos provenientes da formação reticular do tronco encefálico.
O hipotálamo está relacionado fundamentalmente com a homeostase corporal, sendo as suas funções:
-Controle do SNA, uma vez que é o centro supra-segmentar mais importante do