Bioenergetica
ESCOLA TÉCNICA VERTIX
BIOENERGÉTICA
RESPIRAÇÃO CELULAR
FERMENTAÇÃO
ROSELHIA APARECIDA CHAVES PEREIRA
MATIPÓ
2014
ROSELHIA APARECIDA CHAVES PEREIRA
BIOENERGÉTICA
RESPIRAÇÃO CELULAR
FERMENTAÇÃO
MATIPÓ
2014
INTRODUÇÃO
Trabalho apresentado para a disciplina de Biologia Celular, onde serão abordados os seguintes temas: Bioenergética, Respiração Celular e Fermentação.
Os seres vivos precisam, para sobreviverem, de alguns elementos, como água, proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos, etc. Os alimentos vão dar aos organismos energia para que as células façam as suas atividades vitais.
As plantas podem produzir sua própria energia através da fotossíntese, as algas também realizam a fotossíntese, são tidas como o pulmão do mundo por liberarem na natureza mais oxigênio que a região Amazônica, uma vez que necessitam bem pouco oxigênio para a respiração.
E nessa luta para sobrevivência, os organismos retiram energia das mais diversas moléculas orgânicas, como os açucares, os aminoácidos, os ácidos gordos, entre outros, sendo que, tanto na fermentação como na respiração, a mais frequente é a glicose.
Fermentação vem a ser um processo utilizado pelas bactérias para obter energia, não utiliza oxigênio e decorre no citoplasma das células, sendo que cada etapa é catalisada com a ajuda de diferentes enzimas.
BIOENERGÉTICA
Todos os sistemas vivos apresentam atividade biológica, isto é, possuem um meio interno estável e diferenciado do meio externo, o qual é assim mantido pelo fato das trocas e relações diversas com o meio estarem sob o controle do próprio organismo. No entanto, para que as funções vitais que caracterizam um ser vivo (trocas celulares, circulação de fluídos, temperatura corporal, etc.) possam ser mantidas, ele