bioenergetica
Bioenergética significa a transformação de alimentos em energia através de aspectos biológicos. As reações se classificam em anabólica e catabólica as quais são de essencial importância para realizações de atividades físicas. No momento das atividades físicas elas são necessárias para que ocorra a síntese de ATP, que por sua vez são realizada pelas enzimas presente.
Durante a atividade física o corpo necessita dessas substancias para que libere a energia necessária para a manutenção do corpo. Essas enzimas produzem atividades altas quando o mesmo é de característica anaeróbica, e nos músculos que contem características aeróbicas essas atividades são baixas. As fibras do tipo II produzem mais isoforma lactato que vai converter o purivato em lactato que por sua vez ira se concentra mais nos músculos e no sangue.
Quando os carboidratos são ingeridos eles são transformados em glicose onde parte dela permanece no sangue e uma fica armazenada nos tecidos, outra parte será estocada pelo fígado onde vai ser transformada em glicogênio.
O hormônio insulina tem um papel importante para que a glicose seja captada pelos tecidos durante uma atividade física, os músculos captam muita glicose então a glicemia do sangue diminui, quando isso acontece o fígado começa a lançar no sangue a glicose onde vai se transformar em energia.
O presente artigo nos mostra a importância da síntese da glicose, de como o açúcar é utilizado pelos músculos na atividade física e de como alguns pesquisadores tem investido em pesquisa sobre a glicemia pra determinar o limiar aeróbico.
A conclusão é que o limiar aeróbico é determinado pela fibra muscular que é recrutada, e que não existe um protocolo que determine a fase instável do lactato e para que seja determinado corretamente devemos levar em conta todos os aspectos fisiológicos.