Metafísica
12) Na metafisica, Aristóteles afirma que a Filosofia Primeira estuda os primeiros princípios e as causas primeira de todas as coisas e investiga “ o ser enquanto ser “ .
13) 1. o do ser divino, a realidade primeira e suprema da qual todo o restante procura aproximar-se, imitando sua perfeição imutável. As coisas se transformam, diz Aristóteles, porque desejam encontrar sua essência total e perfeita, imutável como a essência divina. É pela mudança incessante que buscam imitar o que não muda nunca. Por isso, o ser divino é o Primeiro Motor Imóvel do mundo, isto é, aquilo que, sem agir diretamente sobre as coisas, ficando à distância delas, as atrai, é desejado por elas. Tal desejo as faz mudar para, um dia, não mais mudar. A mudança e o devir são a maneira pela qual a natureza, ao seu modo, se aperfeiçoa e busca imitar a perfeição do imutável divino.
2. O dos primeiros princípios e causas primeiras de todos os seres ou essências existentes.
3. O das propriedades ou atributos gerais de todos os seres, sejam eles quais forem, graças aos quais podemos determinar a essência particular existente. A essência ou ousia é a realidade primeira e última do ser, aquilo sem o qual um ser não poderá existir ou sem o qual deixará de ser o que é. A essência, entendida sob essa perspectiva universal, Aristóteles dá o nome de substância: o substrato ou o suporte permanente de qualidades ou atributos necessários de um ser. A Metafísica estuda a substância em geral.
14) São os três princípios que estudamos na logica , isto é , identidade, não contradição e terceiro excluído . Os princípios lógicos são ontológicos porque definem as condições sem as