Estrutura do Sistema Operacional
1299197470
Estrutura de Sistemas Operacionais
1 – Sistema Operacional
Sistema Operacional (SO) é um software que gerencia os recursos de hardware do computador, ao mesmo tempo em que fornece meios para que os demais softwares possam utilizar esses recursos. O Sistema Operacional está relacionada com o hardware
(monitor, processador, memória, placa de vídeo, etc.) e aos demais softwares
(navegador, jogos, banco de dados, etc.) do seu computador. Sendo assim, o sistema operacional é um intermediador entre os software e hardware.
Podemos citar o exemplo ao realizar uma impressão por meio de um editor de texto, na qual o SO funciona como um tradutor. Ele traduz o que foi solicitado pelo editor de texto através de comandos em linguagem de máquina para que o hardware entenda, com isso, o hardware executa a função e retorna à saída desse comando para que o Sistema Operacional novamente traduza de uma forma que o programa entenda e possa repassar para a impressora. A função de traduzir as solicitações dos demais programas e gerenciar o hardware para que ele possa executar tais comandos serve de base para definir o que é um Sistema Operacional.
O Sistema Operacional fornece um conjunto de comandos - chamados de sistema (do inglês: system calls) – os quais serão usados pelos programadores para se comunicar com os recursos de hardware. Dessa forma, podemos dizer que o sistema operacional fornece uma máquina virtual onde os programadores podem criar aplicativos de forma mais simples, em uma linguagem mais próxima de um idioma falado (na sua grande maioria, o inglês). E apesar do hardware ainda executar apenas comandos em linguagem de máquina, o Sistema Operacional esconde essa complexidade dos programadores, oferecendo a esses o acesso aos recursos de hardware numa linguagem mais próxima possível à humana.
2 – Estrutura de um Sistema Operacional
Podemos enxergar um Sistema Operacional, como uma casa, que