BIODISPONIBILIDADE
Fatores que afetam a biodisponibilidade incluem a concentração e a natureza química dos alimentos, o estado nutricional e de saúde de um indivíduo e as perdas por excreção. Assim, interações alimentares influenciam intensamente a biodisponibilidade dos elementos, afetando sua partição entre a parte absorvida e a não absorvida da dieta.
A dieta normal dos indivíduos compõe-se de uma série de diferentes alimentos, cada um deles composto de uma complexa mistura de substâncias químicas, com ou sem importância nutricional.
Porém, a alimentação ideal deve ser aquela que fornece os nutrientes necessários para a manutenção do “estar saudável”, nos diversos períodos do ciclo da vida de uma pessoa.
A interação de um nutriente contido em um determinado alimento com outros nutrientes presentes em uma refeição ou componentes dessa refeição em contato com os componentes químicos desse alimento, podem afetar sua absorção e também o seu metabolismo no organismo e, portanto, sua utilização biológica.
O bom funcionamento desses nutrientes conduzirá as suas funções plásticas, reguladoras e energéticas nos organismos vivos. Para que as reações metabólicas aconteçam, cabe aos componentes energéticos dos alimentos fornecerem o substrato responsável pelo “sistema gerador da vida”.
As vitaminas e os minerais são as substâncias reguladoras que permitem às enzimas catalisar as reações metabólicas. Acontecendo esse bom aproveitamento ou retenção de nutrientes importantes ao metabolismo, teremos metabólitos com ações fisiológicas variadas, como os neurotransmissores, os ácidos nucleicos e os eicosanoides.
Muitos fatores influenciam a absorção das vitaminas de um alimento particular ou de uma refeição, como os relacionados à própria fisiologia do indivíduo e os relacionados ao alimento. Os fatores relacionados ao alimento, a forma química e o estado físico no qual as vitaminas se encontram na matriz do alimento afetam