Biodigestor
O biodigestor nada mais é do que um meio anaeróbico favorável.
Agora saiba como construir um biodigestor de alimentação descontínua, de pequeno porte e de um custo reduzido, podendo variar na faixa de R$ 350,00 a R$ 450,00.
Primeiramente, este biodigestor é formado de duas partes básicas: câmara de fermentação e gasômetro.
A Câmara de Fermentação é o local onde as bactérias realizarão todo o processo necessário para começar a produzir o biogás. Gasômetro é espaço reservado para a ida deste gás, o armazenamento será numa botija. A Coroa é o que separa o Gasômetro da Câmara de Fermentação.
Materiais Necessários
02 Tambores metálicos de 200 litros. Construção da Câmara de Fermentação e da Coroa.
01 Tambor metálico de 150 ou 100 litros. Este tambor necessita ter um diâmetro menor que o dos demais. Construção do Gasômetro.
01 Borboleta de botijão de gás, da qual será controlada a saída do gás.
01 Adaptador de rosca fina para a borboleta. Este adaptador ficará na borboleta.
01 Peça de rosca fina, que poderá ser fabricada numa tornearia mecânica, levando para o torneador o adaptador, para que ele possa fabricá-la. Ela será soldada no Gasômetro.
01 Cano Galvanizado de 3 polegadas e meia com rosca de aproximadamente 20 cm. Será a entrada e saída dos materiais orgânicos.
01 Tampa para o cano de 3 polegadas e meia.
3,0 metros de mangueira para gás.
01 Botijão para armazenamento do gás. Poderá ser de qualquer tipo, desde que sejam instalados adaptadores para evitar o vazamento, se for um botijão convencional de cozinha, recomenda-se a obtenção de mais 01 borboleta.
Braçadeiras se coloca onde tiver uma ponte de mangueira, para deste modo evitar o vazamento.
Um recorte de tela galvanizada de aproximadamente 80 cm X 80 cm. Esta tela ficará por dentro do Gasômetro para evitar a passagem de materiais da Câmara de Fermentação para o Gasômetro, é a chamada tela de retenção de sólidos.
04 Presilhas e 08 Arruelas, as quais servirão para