Biodigestor
Utilizando-se de 10 litros de esterco de gado e fazendo uso do biodigestor caseiro, sobre o qual apresentaremos projeto de construção, utilizamos uma lata de 20 litros e misturamos a este esterco 2 copos de esterco de galinha, 2 copos de açúcar e água até faltar 2 dedos para completar a lata. Misturamos bem e deixamos curtir por 5 dias. Está pronta a porção mágica para ser utilizada em hortaliças que se desenvolverão livres de pragas e de agrotóxicos.
"O PODER DO BIODIGESTOR"
É muito simples, trata-se, basicamente, de uma câmara fechada onde a biomassa é fermentada anaerobicamente, e o biogás resultante é canalizado para ser empregado nos diversos fins.
O biogás é produzido no interior da câmara pelo processo chamado fermentação, o mesmo usado para fabricar vinho, cerveja, vinagre e outras substâncias. Para realizar esse trabalho as bactérias precisam de oxigênio, são aeróbias. Há ainda bactérias anaeróbias, que só trabalham na ausência de oxigênio, estas sobrevivem nos intestinos dos animais, responsáveis pela fermentação dos excrementos, produzindo o metano como subproduto desse processo.
O biodigestor funciona a partir do trabalho das bactérias anaeróbias. Além de produzir gás, ele limpa os resíduos não aproveitados de uma propriedade agrícola, gera fertilizantes, considerado por alguns, como poço de petróleo, uma fábrica de fertilizantes, uma usina de saneamento, unidos num só equipamento. Os dejetos animais são o melhor alimento para biodigestores pois já saem dos seus intestinos carregados de bactérias anaeróbicas. Dejetos humanos também produzem biogás.
Biogás é uma mistura do metano, gás carbônico e outros gases em menor quantidade. O biogás pode ser utilizado para fazer funcionar motores, geradores, moto picadeiras, resfriadores de leite, aquecedores de água, geladeiras, fogões, lampiões, lança-chamas, aquecedores para pintos e leitões, substitui GLP (gás liquefeito de petróleo) na