Desafio de formação social
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Etapa nº 1: Na série de vídeos, o historiador Boris Fausto destaca a Inadequação de expressões como “o Brasil foi descoberto pelos portugueses”. Porquê ele defende esta idéia? Debata em grupo esta colocação e em seguida desenvolvam um texto argumentativo com base no posicionamento de Boris Fausto. Neste texto é importante destacar quais eram as relações de convívio e de interesse existentes entre os colonizadores e os povos indígenas brasileiros? Quais desigualdades existiam nestas relações?
Discutidas estas questões, o grupo deve finalizar o texto indicando quais são os reflexos da relação entre colonizadores e nativos que permeiam a atual condição dos povos indígenas no Brasil.
Para entender melhor como foi a colonização de Portugal no Brasil, vamos lembrar desde o início quando os portugueses chegaram pela primeira vez em terras brasileiras.
Com o objetivo de obter riquezas materiais como ouro e especiarias, e também com o desejo de se aventurar pelo mundo para conhecer novas terras, Portugal em uma de suas expedições, avistaram o Brasil, mais precisamente na Bahia.
Apesar de Portugal ter entrado em território desconhecido pelo restante do mundo, não foi ele quem descobriu o Brasil, pois quando os portugueses chegaram aqui, já estava habitado pelos índios.
Prevenindo-se contra possíveis ataques no Brasil de países rivais, Portugal instalou as capitanias no litoral do Nordeste brasileiro. Como conseqüência da instalação das capitanias, iniciou-se uma verdadeira tragédia: o conflito entre índios e os portugueses.
A questão da briga entre índios e portugueses, uma vez que no princípio os índios eram aliados de trabalho dos portugueses, começou em decorrência da disputa por terras melhores localizadas. Como conseqüência disso, os índios ficaram em desvantagem pois, muitos dos seus morreram em conflitos armados e também pelo alto índice de doenças trazidas pelos portugueses,