Formação social, política e econômica do brasil. desafios da contemporaneidade
ROSENIR BARBOSA DE OLIVEIRA ARAÚJO
ATIVIDADE DE PORTFOLIO
RIO VERDE
2009
ROSENIR BARBOSA DE OLIVEIRA ARAÚJO
ATIVIDADE INTERDICIPLINAR MODULO I
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social Políticas e Econômica do Brasil. Modulo I.
Orientador: Gleiton Luiz de Lima
RIO VERDE
2009
Formação social, política e econômica do Brasil.
Desafios da Contemporaneidade
A reestruturação produtiva deve acompanhar as transformações de empobrecimento que vêm ocorrendo nos países ocidentais. A introdução de novas tecnologias substituindo a força de trabalho humano aumenta os índices de desemprego, diminuem as relações e as condições de trabalho e grande parte da população economicamente ativa fica desempregada. As condições de vida vão tornando-se mais difíceis e o Estado, também objeto de reformas, sofre o enxugamento de sua atuação, na área social e agrava ainda mais o cenário contemporâneo.
Enquanto as empresas multinacionais e o capital financeiro elevaram suas taxas de crescimento, surge um decréscimo nos índices de desenvolvimento humano, no que se refere à diminuição das desigualdades, no Brasil, revela o empobrecimento de seu povo, inclusive, no que se refere à classe média.
Demonstra a história, que melhores ou piores, as condições de vida ofertadas pelas sociedades, na razão direta da força organizativa e reivindicatória. A cidadania e a democracia resultam da participação e da pressão das organizações e movimentos populares.
Nessa tentativa de superar as crises, o capital utiliza a repressão e a inculcação ideológica e escraviza, massacra e até mata, dependendo das forças que ele se oponha.
A participação como objeto de estudo das ciências sociais apresenta novas configurações, que, se de um lado atualiza a importância de estudá-la, de outro torna a sua apreensão mais complexa. Os elementos utilizados neste estudo, hoje parecem encobertos