Trabalho Individual 8 Marcilene
1 INTRODUÇÃO 3
2 SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4
2.1 SERVIÇO SOCIAL NA COMTEPORANEIDADE 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................................8
1 INTRODUÇÃO
Serviço Social é uma profissão que vem ganhando espaço e força nos últimos anos, profissão que ganha novos adeptos e novos olhares. Pois os desafios da contemporaneidade são muitos, para tanto o profissional de Serviço Social precisa estar informado sobre as principais demandas dos usuários. O assistente social precisa de respostas objetivas e concretas sobre os atendimentos do grupo, o profissional deve comparar os problemas enfrentados por essas pessoas à realidade social, econômica, religiosa e política.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.
(IAMAMOTO, Marilda Vilela, 2011, pg.20).
A atuação do profissional Assistente Social esta principalmente na necessidade da população como: crianças e adolescentes em situação de risco, mulheres vítimas de violência, orientação á população sobre seus direitos. Essas pessoas serão as principais usuárias do Serviço Social.
2 surgimento do serviço social
O Serviço Social surgiu por volta da década de 30, começa no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da Revolução Industrial fazem surgir ás lutas reivindicatórias, a classe proletária passa a se organizar de forma contundente devido á abusiva exploração, o que resultou na ação agressiva da burguesia. No entanto, o sentimento de revolta experiência do pela população proletária, os impulsionou a se organizarem e lutarem pelos seus direitos, criando-se assim a Lei dos Pobres.
[...] A Lei dos Pobres: