Desafios da Contemporaneidade
SERVIÇO SOCIAL
FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DO BRASIL
Desafios da Contemporaneidade
Rio Verde
2009
FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DO BRASIL
Desafios da Contemporaneidade
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social Políticas e Econômicas do Brasil.
Orientador: Prof Gleiton Luiz de Lima.
Rio Verde
2009
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
3 – Conclusão
4 – Referência bibliográfica
1 - Introdução A ação dos profissionais de serviço social está implicados em atividades de gestão em diferentes espaços sociais, no contexto educativo e político brasileiro e a sua atuação é um constante desafio, principalmente por se tratar de um profissional que trabalha diretamente com pessoas que tem alguns tipos de problemas. Esse desafio se intensifica diante das rápidas e profundas transformações nos mais variados setores da vida contemporânea. Porém tendo em vista a necessidade de se compreender a complexa trama organizacional dessa sociedade contemporânea e em transformação, buscando numa visão de totalidade encontrar formas e/ou caminhos alternativos para nela intervir quando necessário. É indispensável considerar os indicadores de sua transformação, num processo de interligação e mútuo diálogo e influência entre si.
2 – Desenvolvimento
Um dos grandes desafios da contemporaneidade é a democracia que se traduz em termos amplos, pelas expressões governo do povo e democrativismo. Podendo ser entendida como a doutrina ou regime político baseado nos princípios de soberania popular e da distribuição equalitiva do regime, por outro lado é lícito afirmar que a expressão evoluiu do conceito básico. Porém a democracia do país fica apenas no discurso, as grandes desigualdades