biodigestores
Uma tecnologia que esta revolucionando o campo, é à do biodigestor. Que consiste em produzir energia de forma sustentável e de baixo custo monetário para quem ira implanta-la. Além do baixo custo e da produção de energia barata e sustentável, o biodigestor produz um potente fertilizante para a utilização na agricultura. Assim dispensando a maior parte de adubos químicos nocivos para o meio ambiente.
O funcionamento do biodigestor é muito simples, ele consiste em um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias, que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio. Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (Biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente mineralizado (tratado).
O biofertilizante produzido no biodigestor apresenta alta qualidade para o uso como fertilizante agrícola, devido principalmente:
A diminuição no teor de carbono do material, pois a matéria orgânica ao ser digerida perde exclusivamente carbono na forma de CH4 e CO2;
Ao aumento no teor de nitrogênio e demais nutrientes, em consequência da perda do carbono;
A diminuição na relação C/N da matéria orgânica, o que melhora as condições do material para fins agrícola;
As maiores facilidades de imobilização do biofertilizante pelos micro-organismos do solo, devido ao material já se encontrar em grau avançado de decomposição o que vem aumentar a eficiência do biofertilizante;
A solubilização parcial de alguns nutrientes.
Com a decomposição desse material orgânico gera-se um gás, chamado de biogás. O Biogás é um gás inflamável produzido por microrganismos, quando matérias orgânicas são fermentadas dentro de determinados limites, de temperatura, teor de umidade e acidez, em um ambiente impermeável ao ar.
O principal gás encontrado no biogás é o metano, que é muito