Biodigestor
ENGENHARIA AMBIENTAL - BACHARELADO - 4º SEMESTRE
DOCENTE: Prof. Sonia
Biodigestores: Uma fonte renovável de energia.
Itapetinga – Bahia
Novembro de 2014
INTRODUÇÃO:
A busca por formas de energia mais limpas e renováveis vem ganhado destaque no cenário atual. Com a crescente discussão sobre temas de impacto como aquecimento global e efeito estufa, faz-se necessária a procura por adoção de formas de geração de energia que não afetem tão fortemente o ambiente o qual estamos inseridos, e que busque retroceder o cenário alarmante de problemas trazidos pelo uso excessivo de energia proveniente de combustíveis fósseis.
A crise energética por conta do alto consumo de energia da sociedade atual se trata de um quesito a ser discutido, e resoluções para esse problema já são apontadas. Por conta desse e outros questionamentos, muitos pesquisadores se voltam em busca de alternativas para geração de energia de baixo custo, levando em conta a questão ambiental, buscando meios de utilizar matérias de fácil e barato acesso.
Para tanto uma forma de produção já comunmente utilizada na Alemanha vem ganhando destaque agora no Brasil, a tecnologia dos biodigestores. Tecnologia essa que busca transformar resíduos líquidos e sólidos das casas e propriedades rurais em um meio de produção de energia limpa e barata. Além das vantagens de ordem ambiental e social, tem-se a vantagem de ordem econômica, no que se diz respeito à autossuficiência que as propriedades podem atingir com a adoção da tecnologia em questão.
-OBJETIVO:
O objetivo desse projeto é apresentar um equipamento de geração de energia renovável que tem por base a biodigestão de matéria orgânica, os biodigestores, levando em conta seus benefícios e funcionalidades, e destacando seus produtos gerados: o biogás e o subproduto, o