Resenha Moviemnto 15M
1600 palavras
7 páginas
Democracia distribuída: miradas de la universidade nómada al 15M Viviane Teixeira Dotto CoitinhoA partir de 15 de maio de 2011, na Espanha, surge um movimento denominado 15M, com o objetivo de reagir contra as políticas do governo espanhol em relação aos ajustes que fez em relação a crise econômica.
O movimento contava com o apoio de associações, mas rechaçava a colaboração de partidos políticos e sindicatos, defendendo a independência dos protestos de qualquer ideologia política institucionalizada.
En la medida en que esté emergiendo una formación histórica nueva existirá un suelo epistémico , preconceptual (que más o menos se corresponde con el plan de consistencia del que hablan Deleuze y Guattari), que posibilita y condiciona un particular modo de pensar, justo el que necesitamos: con eficacia interior o expresiva, y con eficacia exterior en la resolución de nuestros problemas. Verifica-se um novo movimento, permitindo condições e um modo novo de pensar para resolver os problemas da crise, formando ideias e conceitos novos, ocupando as praças e o espaço em rede, gerando uma forma de democracia radical que o autor chama de democracia distribuída.
Las consecuencias políticas de este pensamiento son inmensas, es el meollo mismo de la democracia como régimen político en que la comunidad se dota de sus propias normas ya la vez las cuestiona, incluso eliminándolas; el único límite para la democracia es la abolición de ese particular ámbito de problematización y de auto-problematización. “As consequências políticas deste pensamento são imensos, é a própria essência da democracia como um regime político em que a comunidade é fornecida com as suas próprias regras e também a questão, mesmo a eliminá-los, é o único limite para a democracia é a abolição do especial campo de problematização e auto-problematização”. (pg.90)
Isto não é para substituir o modo dominante de