Carnaval no Sudeste e Nordeste do Brasil
O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. As regiões que mais se comemora o carnaval é a região sudeste e nordeste.
Na região sudeste, principalmente no Rio de Janeiro as principais manifestações são os Desfiles das Escolas de Samba (nos desfiles há carros alegóricos, baterias e muitas fantasias, além do samba e música). Já em São Paulo, a folia não é tão generalizada. Existem as escolas de samba, que movimentam muito as comunidades e alguns poucos blocos que agitam algumas áreas da cidade. O Carnaval Capixaba da cidade de Vitória também é movido a escolas de samba, mas também abre espaço para o Carnaval de rua, com desfiles de bandas, blocos, trios elétricos e alguns bailes. Em Belo Horizonte, o Carnaval é das escolas de samba e das serestas, além dos blocos de rua e suas marchinhas.
Na região nordeste os destaques do carnaval são as festas de Salvador e Recife-Olinda. O primeiro é a maior festa popular do planeta, contando com cerca de 2,7 milhões de foliões em seis dias de festa e é internacionalmente conhecido pelos desfiles de artistas famosos nos trios elétricos, já o segundo é considerado o carnaval mais democrático do país, pois os foliões não precisam pagar para brincar, e é conhecido por seus característicos Bonecos de Olinda, pelo ritmo do frevo e do maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. As micaretas de maior destaque são o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pré-Caju" em Aracaju; a "Micareta de Feira" em Feira de Santana; "Marafolia" em São Luís; e a "Micarande" em Campina Grande. Há também o "bumba-meu-boi" em São Luís do Maranhão.