bico de bunsen
Quando a janela está “fechada”, a entrada de ar é mínima e a chama do gás torna-se amarelada; quando a janela está “aberta”, a chama torna-se azulada, pois a combustão do gás é mais completa e atinge a temperatura máxima (cerca de 1100ºC). Essa chama é chamada de oxidante, pois ela provoca maior perda de elétrons. (Giesbrecht, 1879).
Ele é um dispositivo amplamente usado em laboratórios científicos para aquecer substancias. O queimador recebeu esse nome em homenagem a Robert Wilhelm Bunsen, químico alemão, que recebeu os créditos pela invenção do aparelho, baseado no projeto dos seus assistentes Michael Faraday e Peter Desaga.
(http..//www.proenc.iq.unesp.br)
1.2 Tipos de Vidros
Vidro natural: ou rocha vítrea, é formada a partir de rochas vulcânicas. Um exemplo deste tipo de vidro é a obsidiana, encontrada em antigas regiões vulcânicas da Hungria e do México. Relatos pré-históricos indicam que essa rocha já era usada desde o ano 8000 a.C., em armas rudimentares e amuletos. Vidro Sintético: estima-se que foi descoberto através de fogueiras à beira mar: o calor gerado pelo fogo transformou a sílica presente na areia da praia em vidro. A datação desta descoberta (4000 a.C.) se baseia em objetos de vidro encontrados em antigos túmulos egípcios. (ALVES) Nos laboratórios é mais utilizado o Vidro Refratário ou boro-silicato, pois é um material que possui um baixíssimo coeficiente de dilatação, o que o torna resistente a choques térmicos, suportando tanto altas quanto baixas temperaturas. Resistente aos agentes químicos, esse vidro também é usado em indústrias químicas, equipamentos para cozinha e iluminação. Composição: é fabricado adicionando Boro (Z = 5) aos componentes tradicionais do vidro:
* 81% de Dióxido de Silício (SiO2) * 13% de Trióxido de Boro (B2O3) * 4% de