Bico de bunsen
CAMPUS 1 – SÃO LUÍS COHAMA
CURSO DE FARMÁCIA – BACHARELADO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
1. Introdução
O bico de bunsen é um dos principais instrumentos utilizados no laboratório e tem como finalidade: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético. Nos mais variados experimentos estão o teste de chama, que é um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizados na análise química. Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
2. Materiais e Métodos
Foram utilizados nesse experimento:
Bico de Bunsen
Béquer
Bastão de Vidro
Água destilada
3 amostras de sais metálicos (para identificação).
Inicialmente foi ativada a chama no bico de bunsen através da liberação do gás pela válvula, dando continuidade ao experimento, foram separadas as 3 amostras para análise em 3 copos plásticos ( A, B e C).
Utilizando a bastão de vidro que foi umedecido em água destilada, retirou-se uma quantidade pequena de amostra A, que foi levada a chama para análise. Repetindo essa ação com o restante das amostras.
3. Resultados e Discussão
De acordo com as manipulações que foram realizadas, observaram-se os seguintes resultados:
Amostra A - Levada á chama adquiriu a coloração verde-azulada que é uma solução proveniente de Sulfato de cobre pentahid (CuSo4.5H2O)
Amostra B – Levada á chama adquiriu a coloração vermelha que é uma solução proveniente de Cloreto de cálcio (CaCl2)
Amostra C – Levada á chama adquiriu a coloração laranja-amarelada, que é uma solução proveniente de Cloreto de sódio (NaCl)
4. Conclusão Cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. Para passar