Bico de Bunsen
CURSO DE FARMÁCIA
Eduardo Netto
Denise Sisti Peres
Edésio Honorato Guisoni
José Jorge Casagrande
Moncris
CHAMA DO BICO DE BUNSEN
CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2008
Eduardo Netto
Denise Sisti Peres
Edésio Honorato Guisoni
José Jorge Casagrande Moncris
Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica I,da 2ª fase do Curso de Farmácia, ministrado pelo Prof. MSc. Valmir Machado.
CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2008
1-OBJETIVO.
Observar a chama do Bico de Bunsen, e ver a diferença entre a combustão de uma queima completa e outra incompleta.
BICO DE BUNSEN
O Bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efectuar aquecimento de soluções em laboratório. O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. Em biologia, especialmente em microbiologia e biologia molecular, é usado para manutenção de condições estéreis aquando da manipulação de microorganismos, DNA, etc.
Funcionamento
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta. Normalmente o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos. (O gás natural é basicamente metano com uma reduzida quantidade de propano e butano).
Diz-se que a área estéril do bico de bunsen seja de 30 cm. Quando a janela do Bico de Bunsen está fechada,sua chama é igual à de uma vela,pois apenas queima o oxigênio que esta em volta e sua chama fica mais fraca.
Uso descontínuo
Os bicos de Bunsen estão sendo substituídos hoje em dia por outros sistemas de aquecimento usando energia elétrica. Sistemas elétricos são mais seguros pois não produzem chamas, eliminando assim o risco de reações não