Bico de Bunsen
Química
Técnicas de aquecimento em laboratório com bico de Bunsen.
Introdução
Grande parte dos aquecimentos realizados em laboratóriosão feitos por meio de queimadorer de gases combustíveis, sendo mais comunente usado o bico de Bunsen, o qual foi desenvolvido pelo físico alemão Robert Wiheim Eberhard Bunsen, em 1855.
O gás combustível queimado no bico geralmente é o gás de rua ou G.L.P. ( gás liquefeito de petróleo), e o comburente é o oxigênio do ar atmosférico.
Existem bico de Bunsen com ou sem regulagem de gás, mas ambos possuem basicamente três partes: Cilindro metálico (Tubo de metal, rosqueado no centro da base, por onde passa o gás combustível que é queimado o topo. Possui alguns orifícios na parte inferior por onde entra ar-comburente).
Anel de regulagem de ar: É uma peça metálica que envolve a parte inferior do cilindro. Possui orifícios (janelas) correspondentes aos do cilindro, de modo que, girando o anel, pode-se abrir ou fechar as janelas, controlando assim a entrada de ar.
Base metálica: Possui uma entrada lateral de gás e um pequeno orifício no centro, por onde sai o gás que será queimado no topo do cilindro.
O aquecimento de substâncias inflamáveis deve ser feito com mantas de aquecimento elétrico, chapas elétricas ou banhos aquecidos eletricamente.
Para se aquecer líquidos em béqueres, erlenmeyers, etc, não se deve usar diretamente o bico de bunsen. Esses aquecimentos são feitos através da tela de amianto, cuja função é deixar passar calor uniformemente e não permitir que passe a chama.
O tubo de ensaio pode ser aquecido diretamente em chama média e deve estar seco para evitar que quebre ao aquecer.É seguro próximo de sua boca pela pinça de madeira com inclinação de cerca de 45º, agitando-se brandamente para evitar superaquecimento do líquido, e nunca deve ser aquecido diretamente pelo fundo do tubo.
Objetivo
Manipular corretamente o bico de Bunsen, e executar