Artigo Final
João Paulo Cardozo Pereira, sagueta-sl@msn.com; Jean Carlos Vendrusculo, jeancarlosvendrusculo@hotmail.com;
FADEP - FACULDADE DE PATO BRANCO
Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100.
CEP 85503-350 - Pato Branco - PR
Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar os tipos de baterias mais comuns no mercado e especificamente a bateria de fibra de madeira, demonstrando o processo de criação e tecnologia das mesmas para podermos verificar sua viabilidade de uso.
Palavras-Chave: Bateria, Energia Alternativa, bateria fibra de madeira, bateria de celulose
1 Introdução
As baterias e pilhas se tornaram indispensáveis para os dias de hoje. É muito difícil encontrar alguém que não utilize um celular, relógio ou computador portátil, e com este numero crescendo cada vez mais, tornam-se evidentes as limitações destas fontes. Os problemas mais comuns notados pelos usuários destes aparelhos é a autonomia das mesmas e a dificuldade na hora descarte pois possuem materiais nocivos ao meio ambiente. Tendo em vista esta realidade, o que fazer para tornar estes equipamentos mais duráveis? Que materiais utilizar para que os mesmos não agridam tanto o meio ambiente? Com o avanço tecnológico que estamos vivenciando é de extrema importância que surjam novas fontes de energias, que por sua vez tenham um impacto ambiental menos agressivo.
2 Baterias
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, pois são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Também são dispositivos capazes de manter uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados sendo o pólo positivo e o negativo. As pilhas e baterias tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes, o que levou os físicos a formularem um novo conceito e uma nova grandeza física que pudesse definir tal propriedade, a força eletromotriz.
Figura 1: Pilhas e baterias [3].
3 nomeclatura
Há uma certa confusão no