Bico de bunsen
O bico de Bunsen é um item muito importante e muito presente nos laboratórios de química, o uso dele é necessário em quase todas as experiências que usam calor, nesse trabalho contém as principais funções do bico de Bunsen, e também apresenta as principais técnicas de aquecimento. .
1.1 Objetivos
Aprender e entender como o Bico de Bunsen funciona dentro de um laboratório de química, além de praticar algumas técnicas de aquecimento.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Usos do bico de Bunsen
“O bico de Bunsen é um aparelho idealizado pelo químico alemão Robert W. Bunsen (1811-1899), professor de química da Universidade de Heidelberg, em 1852. É usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis. Ele pode ainda, ser usado para aquecer objetos a temperaturas muito altas. O bico de Bunsen possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente “fria”, pois a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar a cor azul da chama indica que a mistura gasosa foi otimizada, e, portanto, a chama está na temperatura mais quente possível.” (Proenc)
2.2 Aquecimento de líquidos em béquer
Utilizado para dissolução ou preparação de soluções à quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria. Não deve ser empregado para medidas de volumes. Deve ser evitado o uso de bastão de vidro, contra as paredes e o fundo do béquer, pois pode ser quebrado.
2.3 Aquecimento de líquidos em tubo de ensaio
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen.
2.4 Calcinação É o processo de aquecer uma substância a altas temperaturas, sem contudo atingir seu ponto de fusão, de forma a conseguir