Biblioteconomia
O termo interdisciplinaridade, de forma geral, representa qualquer tentativa de se estabelecer alguma ligação ou integração entre diferentes disciplinas, isto é, realiza um movimento de superação da monodisciplinaridade, que é o que acontece quando uma disciplina atua de forma isolada , operando apena s com seus próprios conceitos, métodos e objetos de estudos.
Nesse estágio, as disciplinas interagem e passam a depender umas das outras, num processo dinâmico.
[...] a interdisciplinaridade consiste em um trabalho em comum, tendo em vista a interação de disciplinas científicas, de seus conceitos básicos, dados, metodologia [...].
A ideia comum a esses autores é que a interdisciplinaridade no campo da CI se estabelece quando existem grupos de pesquisas consolidados atuando em duas ou mais áreas com os mesmos propósitos. Justifica-se a necessidade desse empreendimento ao se considerar que a CI, por se preocupar com a produção, organização e distribuição da informação para as mais diversas áreas do conhecimento, constitui-se fronteiriça, tecendo relações com essas outras áreas do conhecimento.
[...] duas ou mais disciplinas ingressam, ao mesmo tempo, num diálogo em pé de igualdade. Não há supremacia de uma sobre as demais. As trocas são recíprocas. O enriquecimento é mútuo. São colocados em comum não somente os axiomas e os conceitos fundamentais, mas os próprios métodos. Entre elas há uma espécie de ‘fecundação recíproca’ [...] Trata-se de um tipo de interdisciplinaridade que não se efetua por simples adição nem tampouco por mistura. O que há é uma combinação das disciplinas, correspondendo ao estudo de novos campos de problemas, cuja solução exige a convergência de várias disciplinas, tendo em vista levar a efeito uma ação informada e