Biblioteconomia
SUMÁRIO
Resumo ............................................................................. III
Introdução ......................................................................... 1
CAPÍTULO 1 ..................................................................... 2
CONCLUSÕES ................................................................. 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................. 4
RESUMO
Os paradigmas que regem as atividades da biblioteconomia, da documentação e da ciência da informação são, respectivamente, o acervo, a recuperação da informação e o acesso à informação. A Gestão de Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação de competências e o uso de recursos organizacionais com vistas ao alcance de determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Entre as bases de aplicação da Administração Científica estão: o estudo do tempo e padrões de produção e a supervisão funcional.
O planejamento precede todas as demais funções, estabelece os objetivos e compensa incertezas e mudanças.
Em bibliotecas e em outros tipos de sistemas de informação, o planejamento tático tem por finalidade a operacionalização das estratégias que foram desenvolvidas no planejamento estratégico, traduzindo-as em objetivos vinculados ao ciclo informacional.
Para atuar no âmbito estratégico, uma das linhas de ação que o gestor deve assumir é a articulação, a qual engloba observação do ambiente, identificação de parceiros e de ameaças, formação de alianças e coordenação de esforços interinstitucionais.
Os padrões são considerados recursos importantes para o planejamento de serviços e para sua avaliação, podendo servir como guia tanto para a implantação de novas bibliotecas ou serviços de informação quanto para a melhoria das existentes.
Um projeto deve atender a seis princípios. São eles: coerência, necessidade, aceitabilidade, exequibilidade, motivação e