Biblioteca escolar
As bibliotecas escolares no contexto da mudança
A biblioteca escolar tem passado por transformações assinaláveis resultantes da evolução do paradigma tecnológico e das implicações profundas no acesso, uso e comunicação da Informação. Neste contexto, passaram de espaços organizados com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de construção do conhecimento.
Há evidência irrefutável atestada por diferentes estudos internacionais, de que a biblioteca escolar contribui para o sucesso educativo dos estudantes e para o desenvolvimento das literacias imprescindíveis na nossa sociedade.
Linhas de força definidoras da biblioteca escolar actual
Ross Todd conseguiu, de forma sintética, objectivar as transformações por que passa a biblioteca escolar actualmente:
Knowledge space, not information place
Connections, not collections
Actions, not positions
Evidence, not advocacy
Com possibillidade de acesso em qualquer lugar e sem qualquer mediação, mas com necessidades evidentes de rever o portfólio de competências exigíveis ao uso da informação, à construção do conhecimento e á construção da cidadania, a biblioteca escolar vê redefinidos contextos de trabalho e de prestação de serviços e ganha um papel preponderante na formação para as literacias e para o acompanhamento curricular e das aprendizagens dos alunos.
As bibliotecas escolares passam, neste contexto, a ter um papel:
Informacional: Disponibilizam recursos de informação, apoiam a infra-estrutura tecnológica, contribuindo para o seu uso e integração nas práticas lectivas;
Transformativo: Formam para as diferentes literacias, contribuindo de forma colaborativa e articulada com os outros docentes para o desenvolvimento de competências que suportam as aprendizagens e a construção do conhecimento.
Formativo: Transformam-se de espaços de disponibilização de