Pré relatorio de inorganica
Os metais do Grupo 1 e 2 são condutores térmicos e elétricos, brilhantes e apresentam forte tendência à oxidação por serem átomos grandes e terem baixas energias de ionização. Isso explica o porquê desses elementos serem encontrados na forma de óxidos e hidróxidos e não livres na natureza. Os metais do Grupo 13 formam óxidos do tipo M2O3.
Os metais alcalinos são elementos maiores que os alcalinos terrosos e que o metais do Grupo 13, por isso, apresentam baixas energias de ionização. Sendo assim, os metais alcalinos ao reagirem com outros elementos se oxidam ao perder o único elétron da camada de valência (M M+ + e-), formando íons cátions monovalentes, pois, a primeira energia de ionização favorece a retirada do elétron.
Os alcalinos terrosos se oxidam ao perder dois elétrons da camada de valência e são necessárias duas energias de ionização onde a segunda é mais alta que a primeira, devido o segundo elétron está mais atraído pelo núcleo, formando cátions bivalentes (M M2+ + 2e-). Já os metais do Grupo 13 se oxidam ao perder três elétrons da camada de valência e são necessárias três energias de ionização onde a terceira é maior que a primeira e a segunda energia, pois o terceiro elétron se encontra mais fortemente atraído pelo núcleo (M M3+ + 3e-) formando cátions trivalentes.
Portanto, a tendência que os metais tem de se oxidar está relacionada diretamente com a sua energia de ionização. Sendo assim, se um metal possui uma primeira energia de ionização baixa, significa que ele perderá o seu elétron de valência com facilidade, ou seja, ele reage mais rapidamente com outros elementos, se oxidando. O objetivo desta prática experimental é estudar a reatividade dos metais do Grupo 1, 2 e 13. Observando a tendência de formação de hidróxidos metálicos,assim como o comportamento da velocidade de reação do tamanho e da energia de ionização do átomo para os metais Na, Mg e Al.
QUESTÕES PRELIMINARES (PRÉ- LABORATÓRIO) 1. Com base no