Bibli
Entre as tendências atuais no mercado de trabalho figura a ênfase na educação continuada dos profissionais de todas as áreas, com o crescente investimento não apenas em “cursos de atualização, mas, principalmente, em cursos que recuperem o saber tácito do trabalhador e possibilitem a formação de competências coletivas (MARÇAL, 2000).
A capacitação envolve o desenvolvimento da mente, através da leitura, escrita e da aquisição de outras habilidades. Capacitação é como um processo de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado para melhorar os conhecimentos e as habilidades pessoais (CHANDAN, 2000).
A vantagem da capacitação segundo Anunobi (2012) e Stoner (2002) refere-se a que ela reduz o custo de produção, propicia à equipe tomar decisões rápidas, aumenta a moral, reduz a supervisão, o rápido crescimento no status pessoal e a estabilidade organizacional.
O treinamento é uma das causas que pode auxiliar as empresas a melhorarem a qualidade no atendimento. Em uma época em que o sucesso dos negócios tem a frente o atendimento e na base o foco no cliente, conhecer plenamente o potencial dos colaboradores pode ser um bom caminho a ser trilhado. (MOSCOVICI, 2003).
A importância da capacitação para a melhoria da competência profissional nos seus campos técnico, humano e político, visando sempre o aumento da produtividade nas empresas cria atitudes e comportamentos positivos para com os objetivos organizacionais e dos indivíduos. (BOMFIN, 1998, p. 29).
“As pessoas constituem o principal patrimônio de uma organização e o capital humano passa a ser uma questão vital para o sucesso” (CHIAVENATO, 2011).
Capacitar é criar condições para que os colaboradores desenvolvam competências e habilidades; é considerar o indivíduo como um ser que merece a oportunidade de preparar-se para pensar situações criticamente (BOOG, 2006).