pesquisa
SOCIAL INTELLIGENCE AND COMPETITIVE INTELLIGENCE
Kira Tarapanoff, PhD
Pesquisadora Sênior
Departamento de Ciência da Informação
Universidade de Brasília kat309@unb.br RESUMO
Coloca os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da informação e do Conhecimento. Traça o desenvolvimento da inteligência econômica nos países e a aplicação da inteligência competitiva nas organizações. Defende que a ação conjunta do processo de gestão da informação e gestão do conhecimento, ambas em apoio às estratégia e missão organizacional, apresentam para o processo de tomada de decisão uma propriedade emergente que é a inteligência institucional.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência social. Inteligência coletiva. Inteligência econômica.
Inteligência organizacional. Inteligência competitiva. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Inteligência institucional.
1 INTELIGÊNCIA SOCIAL E COLETIVA
A dimensão social e coletiva da informação e da inteligência vêem a informação como um bem social destinado tanto a que as pessoas usem a informação mais intensamente em suas atividades como consumidores: para informar sobre escolhas entre diferentes produtos; quanto que também a utilizem para exercer os seus direitos à cidadania.
Envolve os cuidados com o excesso de informação - hiperinformação, a infoética, as questões da privacidade da informação, a postura crítica e independente, as questões relativas à liberdade e à individualidade. Preocupa-se com as questões relativas à exclusão digital, bem como ao poder do conhecimento e da informação como “libertação ou uma nova forma de opressão”, no contexto de uma economia que está tornando-se, progressivamente, global, com um mercado mundial dominado por bens e serviços intensivos em conhecimento1 (Teixeira
Filho, 2001).
A globalização é uma questão discutida. Expressões como “sociedade global da informação”, “aldeia global”, são questionadas.