Graduando
THE PROFESSIONAL LIBRARIAN AS MANAGER OF PEOPLE
Adilson Luiz Pinto
Universidade Federal de Mato Grosso adilsonluiz@ufmt.br José Antonio Moreiro González
Universidad Carlos III de Madrid jamore@bib.uc3m.es Resumo
Este artigo procura motivar o profissional bibliotecário a assumir dentro das Bibliotecas ou
Centros de Documentação, atividades de gestor de pessoas. Alguns aspectos relacionados à gestão de pessoas são revisados de forma simples, a fim de facilitar o desenvolvimento de técnicas e da adequação da metodologia nesta atividade. A condição proposta visa promover a reflexão e fornecer subsídios para a realização da propagação desta atividade nas instituições de informação. Palavras-Chave: Gestão de Pessoas – Bibliotecário. Administração de Bibliotecas.
Monitoramento de Pessoal. Motivação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI 10.5007/1518-2924.2010v15n29p52
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 15, n. 29, p.52-65, 2010.
52
1 INTRODUÇÃO
Desde o nascimento, o ser humano está inserido em sistemas - familiar, econômico, cultural, educativo, etc. - onde existem regras, procedimentos e condutas éticas e morais que priorizam o desenvolvimento de ações para o alcance dos objetivos estabelecidos de acordo com as características de cada sistema. De acordo com Chiavenato (2000), qualquer que seja o sistema, o seu desempenho depende do papel exercido por cada um de seus componentes, que devem interagir de forma harmônica e integrada para a obtenção dos resultados almejados.
No caso dos sistemas econômicos, mais especificamente das organizações – como sistemas que congregam o trabalhador profissional – a interação necessária ao seu bom desempenho depende diretamente da integração dos indivíduos que o constituem, contribuindo para isso o bom exercício da gestão de pessoas. A gestão de pessoas visa incentivar o