bernado
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Venho através deste estudo, relatar fatos fundamentais em relação ao quadro social no Brasil. Condições necessárias a população foram criadas, consequentemente a melhoria da qualidade de vida das famílias, da sociedade e da nação.
A real importância deste trabalho é identificar fatores e fatos que nessa história foram fundamentais para a garantia de direitos sociais a população.
Procuro também identificar quais foram as formas utilizadas para que esta melhoria nas condições sociais fossem conquistadas e aplicadas na realidade dos cidadãos.
Veremos como foi tratada a saúde, criado o plano de organização e custeio de seguridade social e plano de benefícios da previdência social, reordenando assim o conceito de cidadania universal.
2 DESENVOLVIMENTO
Antes da Constituição Federal de 1988 a política social brasileira apresentava-se através de ações fragmentadas de previdência, assistência e de saúde, com a sua promulgação a assistência social passou a ser reconhecida como política social, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços básicos e buscando reduzir as desigualdades sociais.
A Carta Magna brasileira que garante vastos direitos sociais a toda a população, pelo menos é o que está previsto em sua forma, é um grande ganho para o país, tendo em vista que antes dessa apenas algumas classes de trabalhadores podiam contar com direitos básicos de proteção social. O sistema de previdência era direito dos sindicalizados, ficando os desempregados, profissionais autônomos e trabalhadores rurais à declive dos institutos de previdência, o que evidenciava a forma fragmentada como o sistema de proteção social brasileiro se apresentava e se desenvolvia.
A partir da CF 88 foram criadas condições necessárias a