São bernado
O livro contra a historia de Paulo Honório um fazendeiro amargo e solitário que aos 50 anos decide escrever sua auto-biologia.
Em uma viagem, Paulo se encontra com dona Gloria e lhe faz companhia durante todo percurso, eles falam de Madalena que é sobrinha da mesma.
Madalena é uma professora, pobre, idealista e mulher instruída.
Paulo e Madalena se conhecem e se casam na capela no dia de São Bernado em frente ao altar de São Pedro, e vão mora na fazenda da trama e levam sua Tia.
Depois de um tempo casados, Paulo começam a sentir ciúmes de sua mulher. Madalena da à luz há um menino no qual seu marido não tem nenhum tipo de vinculo.
Devido há seus ciúmes exagerados de Paulo Honório com Madalena e seu Padilha (que é despedido da fazenda), Madalena acaba suicidando-se e deixando uma longa carta de despedida para seu marido.
Paulo Honório sente muita falta de sua esposa e agora ele se encontra solitário sem amigos e sem esposa, apenas seu filho continua morando com ele, mas não tem afeição pelo mesmo e dedica-se exclusivamente para a fazenda (Dona Glória com a morte da sobrinha se retira da fazenda de São Bernado).
Está é uma obra para quem gosta de romance, apesar de ter um final triste fala sobre as conseqüências dos ciúmes exagerado, menciona também a política (socialismo e comunismo) a simplicidade na casa de Madalena, na pobreza dos trabalhadores da região com padre Silvestre, da vida do campo na fazenda e da prosa entre