Bens materiais e imateriais
David Pontes
Wallison Lima
Juarez Junior
Ulisses Lima
Rhammon Alexandria
Lucas Yuri
Gustavo Patrick
BENS MATERIAIS:
Bens Materiais - São bens de natureza concreta, ou seja, monumentos, sítios arqueológicos, núcleos urbanos, acervos musicológicos, documentais e bibliográficos.
Para salvaguardar os bens materiais, o principal instrumento é o tombamento, que é o ato legal de reconhecimento do valor cultural de um bem. O nome tombamento, advém da Torre de Tombo, o arquivo público português, onde eram guardados e conservados documentos importantes da sua história. Praça dos três climas
Antes uma lagoa, a praça dos três climas, localizada no centro de
Itapipoca, é uma das praças mais importantes da cidade. Fazendo uma alusão aos três climas da cidade.
Na praça encontra-se uma grande pedra, representando a pedra ferrada, que se localiza na parte serrana da região.
Em seguida é possível ver barcos e pescadores empurrando o mesmo, o que simboliza o nosso litoral, tão rico em beleza peculiar e em atrativos naturais. Adiante tem-se um vaqueiro montado em seu cavalo, o que vem a representar o nosso sertão, característico por forte calor do sol e o frio da noite.
Bens Imateriais - São considerados bens imateriais as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais a eles associados. O instrumento que preserva o bem como imaterial é o
Registro de Bens Culturais de
Natureza Imaterial.
Capoeira.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade.