PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS – PURO
CURSO PRODUÇÃO CULTURAL
POLÍTICAS CULTURAIS – TOSHIE NISHIO
PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Alunos:
Yuri Azevedo Soares de Souza R.A: 114 062 037
Gabriela Alves do Santos R.A: 114 062 009
Carlos Eduardo Giglio R.A: 114 062 007
Alice Xavier Gorman R.A: 114 062 002
Introdução
O tema a ser tratado e analisado nesse trabalho é a preservação do patrimonio cultural. Portanto, é visto como necessário um apanhado dos conceitos de patrimonio, cultura, bens culturais (materiais e imaterias), preservação e tombamento, dando enfoque a preservação de patrimonio imaterial. É apresentado, também, os processos que as políticas publicas sofreram para aderir ao patrimonio cultural imaterial em nosso país.
O conceito de Patrimônio Cultural é formado a partir de outros dois conceitos: Cultura e Patrimônio. A Cultura é representada por todos os modos de ser, viver,pensar e falar de uma determinada comunidade. É influenciada pela geografia local – espaço, clima, vegetação, e por sua história – origem, formação, desenvolvimento. Por isso, quando pensamos em cultura pensamos em diversidade, pois cada cidadezinha, cada comunidade, tem características muito próprias que as diferenciam de outras comunidades. Aos diversos elementos que compõem a cultura de um lugar damos o nome de Bens Culturais.
O Patrimônio carrega em si a noção de posse e é relacionado aos bens valiosos, cultivados, conservados, cuidados e transmitidos por herança. A partir desses conceitos podemos dizer que Patrimônio Cultural são todos aqueles bens culturais aos quais atribuímos valor social e representam a herança que deixaremos para nossos filhos e netos. O Patrimônio Cultural também tem valor pela sua capacidade de conter memórias coletivas e por sua