Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Desenvolvimento Econômico Perspectivas para o Futuro
.
.
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a defesa do patrimônio histórico e cultural do ponto de vista do desenvolvimento econômico, considerando que o desenvolvimento econômico seja o grande responsável tanto pela defesa quanto pela destruição do patrimônio, tornando-se portanto o maior aliado ou mais mortal inimigo do patrimônio cultural. Busca-se dar uma visão geral de parte da história do desenvolvimento de tecnologias de preservação e restauração de bens culturais, da forma de uso racional e sustentável do ambiente histórico das cidades, e por fim se aborda a questão do conhecimento e da informação sobre a proteção ao patrimônio histórico. Em todo o artigo se busca revelar o quanto a economia está implicada na preservação e na difusão da cultura.
Palavras-chave: Patrimônio Histórico, Desenvolvimento, Preservação, Cultura.
SUMÁRIO
.
.
1. INTRODUÇÃO 4
2. CULTURA, REPRESENTAÇÃO E REALIDADE SOCIAL 6
2.1. Os antigos e o patrimônio cultural legado ao futuro 6
2.2. mudanças de paradigmas 9
3. DESENVOLVIMENTO ECONÕMICO NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO 11
3.1. CONTRIBUIÇÕES DO SETOR CULTURAL 11
3.2. Cultura e capitalismo 13
3.3. Cidades Criativas E TECNOLOGIAS DE PRESERVAÇÃO 15
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
.
. Preservar os bens coletivos de valor histórico não se trata de uma alternativa, mas de uma parte importante dos deveres do Estado, que diz respeito à demanda da sociedade por uma administração pública que considera a história social e os bens históricos, os costumes, tradições se obras dos cidadãos como patrimônios culturais. Dentro do conceito de cidadania encontra-se implicada a ideia de fazer parte de uma sociedade em um tempo e um espaço definido, esse pertencimento é que responde pela preservação da cultura de um povo.
Os cidadãos vivem em torno da historicidade de seu momento de vida e se percebem também como parte do mundo da sua época. Esse processo que