Benefícios Sociais
2. Conceito de benefícios sociais
Benefícios sociais são vantagens e conveniências recebidas pelos colaboradores de uma empresa, adicionados ao salário, a fim de causar estímulos para que os funcionários sintam-se motivados.
Estes benefícios abrangem diversas vantagens e facilidades tais como seguro de vida, seguro de saúde, alimentação, transporte, pagamento por tempo não trabalhado, planos de aposentadoria, etc. Alguns casos de colaborados de alto escalão incluem fornecimento de automóvel, casa, escola para filhos, clube para a família, cartões de crédito com plano especial, etc. O objetivo dos benefícios é facilitar a vida dos funcionários, livrando-os de inúmeros transtornos e fazem parte da responsabilidade social das empresas.
Origem dos benefícios
Anteriormente os benefícios estavam relacionados ao paternalismo nas empresas. Nos dias de hoje, a intenção ter algo que atraia e retenha os talentos, reduzindo a rotatividade.
Existem algumas causas para o surgimento dos benefícios, que são: grande competição entre as empresas, para atrair talentos humanos, ou retê-los; exigência dos sindicatos de trabalhadores, e contratos coletivos de trabalhos; exigência das legislações trabalhistas e previdenciárias; novas opções de dedução dos impostos com os benefícios; contribuir para o bem estar das pessoas.
3. objetivos dos benefícios sociais
As organizações definem seu quadro de benefícios que são adequados ao perfil de seus funcionários. Esses benefícios visam satisfazer objetivos individuais, econômicos e sociais.
Objetivos individuais
Os benefícios visam atender as necessidades individuais dos funcionários. Eles tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida e tenham menos preocupações externas e possam concentrar-se nas atividades da empresa.
Objetivos econômicos
Os benefícios devem funcionar como um meio de atração e retenção de funcionários. Eles visam reduzir o absenteísmo, a