Conceito Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo tem uma vasta gama de significados. Em um extremo um empreendedor é uma pessoa de alta aptidão que busca inovações, possuindo características encontradas em apenas uma fração muito pequena da população. No outro extremo de definições, quem quer trabalhar para si mesmo é considerado um empreendedor.
A palavra empreendedor tem origem na palavra francesa, entrepreneur, que significa "para empreender." Em um contexto de negócios, isso significa que para iniciar um negócio. A definição de um empreendedor é como aquele que organiza, gerencia e assume os riscos de um negócio ou empresa.
Pode-se definir a função do empreendedor como uma combinação de vários fatores de entrada de uma maneira inovadora para gerar valor para o cliente com a esperança de que este valor ultrapasse o custo dos fatores da produção, gerando retornos superiores que resultam no lucro.
Os termos “empreendedor” e “pequeno empresário” podem ter muito em comum, existem diferenças significativas entre “empresa emprendedora” e “pequena empresa”. O empreendimento difere das empresas de pequeno porte das seguintes maneiras:
Quantidade de lucro – ao invés de simplesmente gerar um fluxo de renda que substitui o emprego tradicional, um empreendimento bem sucedido cria riqueza substancial, normalmente em excesso de lucro.
Velocidade do lucro – enquanto uma pequena empresa de sucesso pode gerar muito lucro ao longo da vida, a criação da riqueza de um empreendimento muitas vezes é rápida, por volta de 5 anos.
Risco – o risco de um empreendimento deve ser alto, caso contrário, com o incentivo do lucro, muitos empresários estariam perseguindo a idéia e a oportunidade deixaria de existir.
Inovação – empreendedorismo muitas vezes envolve inovação substancial além do que uma pequena empresa pode apresentar. Esta inovação da ao empreendimento a vantagem competitiva que resulta na criação do lucro. A inovação pode estar no próprio produto ou serviço,