benefícios do alongamento e do aquecimento
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, os profissionais da saúde recomendam que as pessoas pratiquem cerca de 150 min semanais de exercícios físicos aeróbicos, como andar, correr, pedalar, nadar ou dançar.
Aquecimento
O aquecimento é importantíssimo ele tem a função de irrigar o sangue para todas as partes do corpo que será exercitada. Claro que o sangue já passa por todo o corpo, porém em aquecimento esse sangue é especificamente irrigado para que lubrifique as articulações, aumentando a temperatura do corpo, produzindo maior energia ao corpo, consequentemente melhorando o desempenho e prevenindo que aconteçam as lesões, que são muito dolorosas.
A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.
O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios: aumento da taxa metabólica; aumento de fluxo sangüíneo local; melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos; aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos; aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração; aumento da velocidade e da força de contração muscular; melhoria na coordenação; aumento da capacidade das articulações à suportar carga.
Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos.
Pesquisas provam que a capacidade de fazer atividades físicas tendem a melhoram com o aumento da temperatura, pois reduzem as probabilidades de ocorrerem lesões.
Nunca devemos praticar qualquer atividade física sem um aquecimento. Pois, para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física, é