Pneus e Características
Introdução
A origem da palavra pneu, deriva de pneumático, do grego pneumaticus. É um material de borracha, de forma circular, com diferentes usos, cujos principais em automóveis, camiões, aviões, motas, bicicletas e outros veículos.
Este material de borracha, é acoplado a outros materiais mais resistentes (jantes) de forma a manter a sua força quando sob pressão. Para manter a sua forma os pneus são insuflados com ar, ou outros gases, e alguns até parcialmente preenchidos com água para melhorar a sua tração.
Na sua grande maioria a cor dos pneus é preta, distintos de qualquer outra parte do carro, devido à sua aparência baça e textura. Os pneus obtêm essa cor devido a possuir negro de fumo na sua composição, que é adicionado aquando da fabricação.
Foram descobertos a 1888 por Dunlop, em Belfast, quando este tentava desenvolver uma câmara de ar para uma bicicleta do seu filho de nove anos de idade. Nesta altura as rodas eram de madeira ou ferro, que não transmitiam qualquer conforto para quem conduzisse tais veículos. Esta ideia foi desenvolvida até 1889.
Teoricamente a maior função do pneu seria o conforto de quem o possui no seu veículo, mas atualmente, os pneus são muito mais que isso, assistem na direccionalidade do veículo, no seu conforto, e na sua estabilidade.
Composição do PNEU
Primeiramente deve reparar-se na estrutura do pneu; Cada pneu tem características diferentes consoante a resistência, flexibilidade e aderência desejada.
Um pneu é composto de muitos elementos e compostos. Começando pelo Revestimento de borracha interior (na imagem o ponto 1), é a camada de borracha sintética estanque ao ar, e faz a função de câmara de ar.
O 2, é a carcaça, ou estrutura flexível formada por filamentos têxteis ou de aço, que formam arcos retos e se enrolam no aro do pneu. Sobre a carcaça, são colocados todas