Introdução á celulas
Introdução
Há diferentes formas de representarmos células para entendê-las a olho nu. Hoje na aula usamos dois ovos e uma laranja. Os ovos foram cortados de duas diferentes formas, um no sentido transversal e o outro no sentido longitudinal, representando uma única célula. Com a laranja os cortes foram feitos no sentido transversal e no sentido oblíquo, com os gomos representando um grupo de células e o centro representando o tubo excretor. Basicamente uma célula é constituída por um núcleo onde dentro dele está seu material genético, Citoplasma e sua membrana plasmática que “protegem” seu núcleo interno, lembrando que esta representação é apenas um modelo simplificado de uma célula e mostram seus componentes básicos de uma célula.
Objetivo
O objetivo desta aula foi ter uma introdução á biologia molecular e celular, aprender um pouco mais sobre noções básicas de células Núcleo e Citoplasma, bem como seus tipos de cortes transversais, longitudinal e oblíquo e ter um breve conhecimento de um microscópio óptico e suas funções básicas.
Relatório
Aula Teórica - No Inicio da aula,com o auxilio da professora,começamos com uma breve introdução teórica sobre a origem da vida.Algumas teorias como Abiogenese,Biogenese comprovada por Francesco Redi,Teoria de Loius Pasteur, Teoria de Oparin e Haldane e o Experimento de Miller,entre outras, que até hoje são mantidas. Após isto tivemos uma introdução sobre as células, e que todos os seres vivos são formados por células. Também vimos que as formas e tamanhos de uma célula podem variar de 10-100 micrômetros e podem ser procariontes,não possuir núcleo e serem unicelulares, no caso uma bactéria e as eucariontes que possuem núcleo e podem ser unicelulares ou Pluricelulares, ter seus diversos tamanhos e formas.Vimos também os tão temidos vírus, que por sua vez são de estrutura simples, não possuem núcleo e se multiplicam rapidamente,podendo até sofrer