CONFORTO AMBIENTAL
Estudo da influência do sol no ambiente construído, o entendimento do seu movimento aparente em relação a terra, a utilização das cartas solares (de Maringá, latitude 23,30º), do transferidor de ângulos, a projeção de mascaras nas janelas e sobras do edificio como um todo.
2- OBJETIVO
Elaboração do estudo do edificio, sua posição em relação à carta solar, a incidência de sol, sua sombra projetada, soluções como brises e sua área de ventilação, dentro da Norma.
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1- Controle da Radiação Solar
Geometria da insolação
Insolação e arquitetura:
Nas localidades onde o clima é predominantemente quente, deve-se evitar que a radiação solar direta atinja as construções e penetre excessivamente nos ambientes, prevenindo-se, assim, ganhos demasiados de calor.
Para proteger a envoltória de uma edificação, seja com elementos construídos, seja com vegetação, é necessário poder-se determinar a posição do Sol, para o local em questão, na época do ano em que se deseja barrar seus raios diretos. Para tal, tem-se que recorrer a algumas noções básicas da Geometria da Insolação, a qual possibilitará determinar, graficamente, os ângulos de incidência do Sol, em função da latitude, da hora e da época do ano.
Movimento aparente do sol:
Um observador localizado em um ponto qualquer da superfície do globo terrestre terá a impressão de que é o Sol que se movimenta ao redor da Terra, ao longo do dia e do ano. Este efeito, decorrente dos movimentos de translação e rotação da Terra e da inclinação do eixo da terra em relação ao plano da eclíptica, é denominado Movimento Aparente do Sol.
Assim, um observador situado em um local do globo terrestre verá o Sol se mover ao redor da Terra, variando de posição em função da época do ano e da hora do dia. Considerando-se um determinado instante fixo, a inclinação dos raios solares será diferente para observadores situados em latitudes distintas.