Atc pneus
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Tipos de pneus
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Matéria: Física Mecânica
_______________________________________________________________ Palavras – chave: Pneus, resistência mecânica, atrito. Resumo:
O pneu é uma peça fundamental que cria o vinculo entre o veiculo e o solo, responsável por transmitir a potencia do conjunto para o solo, garantindo também a estabilidade do automóvel e sua dirigibilidade. São fabricados por diversos modos , constituídos de matérias primas como: arame de aço, nylon, malha de aço. Os pneumáticos são em sua maioria constituídos de câmara de ar comprimido em sua parte interna, no entanto os pneus do tipo radial “com o ar comprimido diretamente na borracha" estão tendo um elevado crescimento no mercado, devido as vantagens como maior durabilidade,economia de combustíveis e maior aderência .
Objetivo:
Enfatizar a empregabilidade dos pneus,suas características,vantagens e desvantagem de cada tipo de pneu .
1. Introdução
Há mais de um século a humanidade tem desfrutado de um útil e necessário invento que proporciona desempenho, economia e conforto à rodagem de veículos terrestres automotores e outros.
O pneumático, simplificadamente denominado de pneu é o vínculo mais entre o veículo e o solo, é ele que transmite toda a potência e carga e garante a dirigibilidade e condução do automóvel.
A definição da estrutura esta intimamente vinculada ao tipo de aplicação que o pneu irá ser submetido, tais como: automóveis de passeio, caminhões, tratores, veículos industriais, fora de estrada, motos, ATV.
A condição de desempenho, rendimento quilométrico, ruído, desgaste, resistência à perfuração, também são fatores vinculados ao tipo de estrutura.
Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos pneus.
1.1 Historia do Pneu
O pneu teve sua origem a aproximadamente duzentos anos, por volta do século XIX,