Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade
Flexebilidade e Envelhecimento
Batatais
2012
Jerusa Juliana Pereira Pericin
Flexibilidade e Envelhecimento
Projeto apresentado ao Centro Universitário Claretiano para inscrição do trabalho de Metodologia da Pesquisa cientifica vinculado ao curso (Bacharelado em Educação Física), sob a orientação do Profº(ª) Angelo Piva Biagini
Batatais
2012
O envelhecimento é caracterizado como um período de perdas funcionais, ocorrendo ha diminuição da qualidade de vida.
Durante toda vida do ser humano há uma preparação para se chegar a um envelhecimento ou terceira idade.
“Estudos de amostragem realizado pelo (IBGE), os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população do pais. Segundo esse instituto, com base censo de 2000. Considera-se idoso as pessoas com 60 anos ou mais. Em uma década, o numero de idosos no Brasil cresceu em media 17% no Brasil.”
Devido esse aumento estar acelerado, é preciso começar cada vez mais cedo,atividades de prevenção,preparando para um envelhecimento saudável.
O envelhecimento,é caracterizado como período de perdas funcionais nos organismos. No sistema músculo esquelético observa-se uma perda na massa muscular, com isso o individuo diminui a capacidade funcional, e todo esse processo reflete na qualidade de vida negativamente.
Segundo Silva da Revista ET AL 2006, não obstante a redução da massa muscular com envelhecimento, também esta associada aos decréscimos do dispêndio energético de repouso. Aumentando a gordura corporal, em conseqüência aumenta o risco de doença, como hipertensão, diabetes entre outras.
A falta dessa elasticidade, em especial nas articulações da coluna, do quadril e dos joelhos, esta associada a