Análise dos processos de uma estação de tratamento de água (ETA):
E-mail: equipe@ingepro.com.br
Sala 11 - ITSM - Incubadora Tecnológica de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia
CEP: 97.105-900 - Santa Maria - RS
112
Análise dos processos de uma estação de tratamento de água (ETA):
Um estudo de caso
Ideval Pires Fernandes (UESC) ipfernandes@uesc.br
Nayara Martins da Silva Lopes (UESC) naymsl@gmail.com
Thiago Martins Santos (UESC) thiago_mrs@hotmail.com
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar criticamente os processos de tratamento de água para abastecimento público da cidade de Itabuna, estado da Bahia, através de pesquisa de campo, realizada na estação de tratamento local. A coleta de dados foi realizada através de entrevista, com aplicação de dois questionários, um objetivo e outro subjetivo. Após uma breve introdução, será explicitada a revisão de literatura realizada que teve como objetivo levantar informações gerais sobre a água, sobre a legislação de tratamento de água no Brasil e sobre as técnicas de tratamento convencionais. Em seguida, os resultados do estudo de caso serão discutidos, analisados e criticados, buscando-se relacionar o que foi encontrado na prática com a respectiva teoria, o que permitirá a compreensão das considerações finais, onde há uma proposta de melhoria.
Palavras-chave: Tratamento de água; Água; Abastecimento de água.
1. Introdução
A água torna-se, cada vez mais, um fator limitante para o desenvolvimento agrícola, industrial e urbano. Mesmo em regiões onde os recursos hídricos sempre foram abundantes, constata-se uma preocupação com a disponibilidade em longo prazo, visto que os impactos ambientais nos meios hídricos já podem ser considerados problemas globais.
O tratamento de água assume, assim, importância fundamental para diversos fins, sejam eles industriais, principalmente em indústrias alimentícias, e/ou domésticos, buscando garantir que a água captada do meio-ambiente atenda às necessidades