Projeto Urbano
NOVA FRIBURGO
Os serviços de saneamento do município de Nova Friburgo são operados e mantidos pela Autarquia Municipal de Águas e Esgotos - AMAE. No caso específico da sede municipal ( Nova Friburgo ) e do 6º distrito ( Conselheiro Paulino ), as demandas destas localidades, no que tange ao fornecimento de água potável, são supridas por um sistema integrado de abastecimento de água, tendo em vista a proximidade e o adiantado processo de conurbação sofrido por estas cidades.
É importante citar que, como ocorre com a maioria dos municípios o suprimento de água potável para o Nova Friburgo também carece de um planejamento integrado capaz de harmonizar a distribuição, quantitativa e qualitativamente, atendendo as condições atuais e futuras.
O sistema de abastecimento de água do 1º e 6º distritos ( sede do município de Nova Friburgo e Conselheiro Paulino ) está interligado basicamente através da rede de distribuição, adutoras e reservatórios. E apresenta as seguintes características básicas:
Captação
Nova Friburgo dispõe de um bom potencial hídrico e de condições favoráveis para o seu aproveitamento.
Em condições normais as descargas de seus rios e córregos não registram grandes variações anuais, decorrentes da pluviosidade constante.
Os mananciais utilizados como fonte de água potável não apresentam variações acentuadas em suas vazões. Estas condições devem-se ao fato de eficiente preservação das áreas verdes, cujos desmatamentos não tem afetado estes tipos de mananciais.
Para o suprimento da demanda de Nova Friburgo e Conselheiro Paulino são utilizados os seguintes mananciais, com as respectivas vazões captadas:
Caledônia ......................................................... 60 l/s
Cascatinha ........................................................ 20 l/s
Debossan ........................................................ 250 l/s
Rio Grande de Cima ....................................... 230 l/s
Além das