Tecnologia
8.1 Teoria Behaviorista Comportamental
A ciência comportamental é produto da expansão das fronteiras da ciência para incluir comportamento humano e mentalidade, processo grupal, de que a mente do homem é capaz.
O domínio da ciência do comportamento é na prática altamente interdisciplinar, incluindo áreas do conhecimento como: Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Economia e Relações humanas.
Os objetivos da ciência do comportamento são dois: fundamental e aplicado.
O seu objetivo fundamental como ciência é o de pesquisar desapaixonadamente o conjunto de fatores básicos do comportamento humano e o desenvolvimento e teste das teorias de comporta-mento.
Em seu objetivo aplicado, a ciência do comportamento está mais voltada para a aplicação dos fatos, das teorias testadas e soluções de problemas na área da saúde mental do indivíduo e do grupo, relacionamento empregado/emprega-dor, treinamento e utilização de pessoal.
O termo “comportamental” aplicado à administração, popularizou-se em 1952 com a instituição da "Foundation for Research on Human Behavior" em 1951.
Os estudos comportamentais podem ser classificados em três níveis de análise:
1o) Comportamento do indivíduo na organização concentrando-se em tópicos como: personalidade, mudança, aprendizagem, motivação, atitudes e estilos de liderança.
2 o) Comportamento no nível de grupo.
Os estudos de comportamento grupal têm tratado com os seguintes tópicos: normas, padrões de interação, conflitos de grupos, liderança emergente e solução de problemas.
3o) Nível de complexo organizacional da instituição como um todo. Aqui o macrocosmo de toda a organização é visto em relação a todos os outros como um sistema de classificação das organizações, ou os efeitos do comportamento projetado para o sistema total.
Esses três níveis de análise agrupados definem conjunto de princípios que envolvem a Teoria do Comportamento Organizacional; quer partindo do nível micro (indivíduo) ou do