Percy Jackson e o ladrão de raios
O mundo moderno e mitológico se colidem, nesta agitada fantasia e aventura. Toda a história gira em torno de Percy Jackson que é um adolescente nada comum, pois é filho de Poseidon o Rei dos Mares, um deus do Olímpio com uma simples mortal, fazendo de Percy um jovem meio sangue, que vem ser pela mitologia, um semideus (metade humano e metade deus).
Percy Jackson mora com sua mãe Sally e seu padrasto Gabe Ugliano, com quem vive um conflito interminável, o motivo de tantas brigas é pelo carinho e cuidado que Percy dispõe com a mãe, não concordando em ter de aceitar que a mãe viva sendo maltratada por um homem medíocre. O adolescente não conhece o pai, ao menos sabe que é filho de um dos deus e acredita que foi abandonado junto a mãe quando ainda era um bebê.
Percy tem dificuldades na escola e acredita sofrer de dislexia, as tentativas de leitura do adolescente ou de interagir na aula da professora de história Dotes são fracassadas, as letras no quadro verde se misturam como se estivessem dançando em sua frente, se revelando em uma leitura grega uma das habilidades do adolescente.
Mas os dias de um mero adolescente mortal, chegam ao fim, Percy está sendo acusado de ser o ladrão do raio de Zeus, nada menos que a arma mais poderosa do Olímpio, cobiçada por muitos, no mundo dos Deuses. No entanto Zeus (Deus de todos os Deuses, Senhor do céu) em uma discussão com Poseidon, acusa e lhe faz uma ameaça, estipulando um prazo de 15 dias para que o raio esteja em seu poder novamente, do contrário uma guerra entre os deuses se iniciará, podendo destruir o mundo dos mortais.
Poseidon por sua vez, tenta convencer Zeus de que seu filho Percy não pode ter roubado o raio, por não ter conhecimento de sua existência, mas sua tentativa de proteger seu filho e acalmar Zeus é fracassada. A vida de Percy Jackson corre perigo, pois todos ainda acreditam que ele é o verdadeiro portador da arma mais poderosa do Olimpo.
Certo dia em uma visita escolar ao Museu Roman